BIO
Guitarrista das bandas Cérebro Eletrônico e Jumbo Elektro, Fernando Maranho também compôs e coproduziu discos em suas bandas.     Fernando Maranho nasceu em 1979 na cidade de São Paulo e vive em Bragança Paulista desde seus 10 anos de idade. Em Bragança, por volta dos 12 anos, começou a tocar em bandas cover que formaram sua base musical como guitarrista. Em 1998 formou sua primeira banda autoral, Gorpiava, com o compositor e vocalista Tatá Aeroplano e o baterista Serginho Batera (Lepstospirose).

No ano de 2000, Fernando e Tatá começaram a produzir em suas casas o que seria o primeiro disco de seu novo projeto, o Cérebro Eletrônico. O duo, que trazia elementos de tropicália com música eletrônica, ganhou destaque em diversas mídias especializadas já no lançamento do seu primeiro disco, em 2003. Foram capa do Caderno 2, do Estado de São Paulo, já em seu show de lançamento, ocorrido no Sesc Pompéia (SP).


Após o lançamento do primeiro disco o duo se tornou uma banda com 4 discos lançados de maneira independente em seus mais de 10 anos de carreira. A banda tocou por praticamente todo o país, tanto em festivais de grande importância como o TIM Festival, Planeta Terra, Abril pro Rock, Bananada e SeRasgum como em casas noturnas históricas do underground como Studio SP e Fun House. Em 2006 foram convidados para tocar em Barcelona, no festival Brasil no Ar.

Durante a caminhada do Cérebro Eletrônico foi criado, em 2004, o projeto paralelo Jumbo Elektro, onde Fernando Maranho adotou o pseudônimo de Dr. Gory, e tocava com sua máscara de macaco em alusão ao vilão homônimo de Spectreman. O Jumbo Elektro teve sua história de sucesso em paralelo ao Cérebro, tornando-se banda cult do cenário independente brasileiro e tendo um enorme destaque em mídia impressa e televisiva. O primeiro disco da banda ficou entre os melhores do ano em diversos jornais, revistas e programas de televisão. Seu clipe Freak Cat foi indicado ao VMB, da MTV Brasil, em 2005.

Coproduziu, gravou guitarras, violões, fez programações eletrônicas, backing vocals, sintetizadores, entre outros instrumentos, e compôs em todos os CDs do Cérebro Eletrônico: Onda Híbrida Ressonante (2003), Pareço Moderno (2008), Deus e o Diabo no Liquidificador (2010) e Vamos pro Quarto (2013).

Com o Jumbo Elektro, gravou guitarras e backing vocals, além de ser parceiro em diversas composições nos discos Freak to Meet You (2004) e Terrorist?! (2009).

As duas bandas de Fernando Maranho passaram por diversos canais de comunicação impressos e televisivos, destacando-se programas como Jô Soares, Altas Horas, Fantástico, Metrópolis, inúmeros programas da MTV como Banda Antes, Gordo Freak Show, entre outros. Seus discos estiveram sempre na lista dos melhores de revistas especializadas com a Rolling Stone e jornais como Folha de São Paulo e Estadão.

Fernando compôs diversas canções em parceria com Tatá Aeroplano, outras sozinho, e outras com os companheiros de Jumbo Elektro. Entre elas, destacam-se: , Mar Morro, Libertem os Faunos e Garota Estereótipo do Cérebro Eletrônico e Rachel, Run Run Run e Stereoman do Jumbo Elektro.

Sua canção O Dragão na minha garagem, presente no primeiro disco do Cérebro Eletrônico, fez parte da trilha sonora da série Som e Fúria de Fernando Meirelles que foi ao ar na TV Globo em 2009.

Em 2012, Fernando gravou o disco e fez parte da banda da atriz e cantora Mayana Moura. Participou, também, com o Cérebro Eletrônico e Jumbo Elektro de coletâneas em homenagem a Ataulfo Alves e Odair José, respectivamente.

Fernando Maranho também é designer digital e chegou a produzir alguns videoclipes de suas bandas como Os Astronautas e Egyptian Birinights. Um deles, Freak to Meet You, foi vencedor do 2º Iguatemi Filmefashion, categoria videoclipe, em 2007. Também produziu as capas e os encartes e website dos discos Pareço Moderno, Deus e o Diabo no Liquidificador e Vamos pro Quarto, do Cérebro Eletrônico.

Atualmente é, também, líder do power trio bragantino LOROMUDO e guitarrista do músico Daniel Viana.




contato@fernandomaranho.com.br | site desenvolvido por Pixellab |      facebook  facebook